Minha Casa...Minha Alma...

Viagem com Tânia por um mar desconhecido...

Textos


CRÔNICAS DE UMA PROFESSORA: Odiamos Pobres!

 

 

De repente dando aula de Filosofia em uma escola da rede particular de ensino, surpreendi-me com um aluno levantando a mão para falar. Ao responder positivamente, ele disse o seguinte:

- Professora, eu vou lhe dizer uma coisa que todo mundo aqui gostaria de dizer mas ninguém tem coragem. A verdade é que ninguém aqui está querendo aprender sobre Ética e Cidadania. Olhe para essa Escola e para esses seus alunos. Temos uma coisa em comum: Somos ricos! Aqui é uma escola de Elite. Aqui estão os filhos de Deputados,Usineiros e Grandes Comerciantes! Eu por exemplo sou tão rico que sempre tenho o melhor carro do ano. Meu avô tem tanto dinheiro que se eu passar o tempo todo gastando o máximo de dinheiro possível, não gasto 1%. Daí estamos acima da Ética e do Bem e do  Mal. E melhor dizendo, todos nós aqui, odiamos pobres. Só estudamos Filosofia porque  acharam de colocar no vestibular. 

Caso eu passe em um ponto de ônibus e veja qualquer professor no ponto, em dia de chuva, levanto o vidro, ligo o ar e faço que não estou vendo, Sabe porquê? Porque a realidade do Professor sem carro, é o ônibus e a realidade do aluno com carro, como eu, obviamente, é o carro!

Então eu falei: - Foi bom você falar como pensa porque me dar a oportunidade de lhe ajudar a pensar, pois esse é um dos objetivos da Filosofia. Então vejamos: Você vai no seu precioso carro e para em um sinalizador de  transito, Ali próximo está um homem pobre ( que você disse desprezar) que come lixo como um bicho. dorme no relento como um bicho, é visto pelas pessoas como se fosse um bicho... mas ele não é bicho. Ele tenta te assaltar, você reage,  ele te dá um tiro ... e você morre no teu carro com ar condicionado e não vai mais se exaltar como poderoso e nem vai dar carona a nenhum professor sem carro e nem vai gozar nem um dia o dinheiro do seu avô. Pois mesmo rico você tem contingências e vulnerabilidades como qualquer humano rico ou pobre. E aí o que você me diz?

Ele respondeu com a mesma euforia:

- Poxa Professora, a senhora tem razão. Fez-me vê porque é a minha professora e eu o seu  aluno.

Daí o tema da aula mudou para : Porque a Sociologia defende que somos Unos...  Sistêmicos...

 

Tânia de Oliveira
Enviado por Tânia de Oliveira em 05/12/2022


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras