Minha Casa...Minha Alma...

Viagem com Tânia por um mar desconhecido...

Textos


SE(R)MEADOR



O ser havia se perdido em seu caminho
Onde havia uma terra seca sem vida.
Era o que havia naquela lugar: aridez!

O ser havia se perdido em sua alquimia,
Onde havia uma ilusão cega sem tino.
Era o que havia dentro dele: frigidez!

Mas veio a chuva e molhou o que semeou
A terra se encharcou de vida, germinou!
O ser viu que perdoar, amar a si, era tudo!

E deixou-se florescer e gestar esse amor
A poesia se fez missão, palavra sagrada,
Nutrindo a terra e alimentando o mundo!


Tânia De Oliveira




***
Ilustração:

LUZ DO SOL, NO SUL!

Antes de se mudar para Arles, Van Gogh nunca esteve no sul. A luz do sul quente e brilhante e seu efeito sobre a cor foi uma das iscas que o fez sair de Paris em fevereiro de 1888.
Van Gogh não estava sozinho em busca de luz que tinha qualidades mais fortes do que a luz do Norte. Claude Monet tinha trabalhado em Bordighera na Riviera italiana em 1884 e se instalaria em Antibes por um tempo em 1888. Paul Cézanne morava e trabalhava na cidade natal de Aix-en-Provence. Adolphe Monticelli, que foi muito admirado por Van Gogh, viveu em Marselha, enquanto Paul Gauguin viajou para Martinica em 1887 para trabalhar à luz dos Trópicos. Van Gogh provavelmente também teria ouvido sobre as qualidades da luz no sul da França de Paul Signac, que pintou lá, e de Henri de Toulouse-Lautrec, que era de Albi.

O Semeador
"The Sower with Setting Sun", junho de 1888. Óleo sobre tela, 64 x 80,5 cm. Museu Kröller-Müller, Otterlo
Ele esperava que a luz e a cor do sul se assemelassem à atmosfera de suas impressões japonesas, e ficou extremamente satisfeito quando isso provou ser verdade. Para Emile Bernard, ele declarou: "Esta parte do mundo me parece tão bonita quanto o Japão pela clareza da atmosfera e os efeitos de cor gay". Muitas de suas cartas de Arles homenageiam a maravilhosa luz e um mundo recém-descoberto de cor.
O trabalho de Van Gogh de Arles é frequentemente associado à cor amarela, que desempenha um papel proeminente em suas obras a partir desse período. Van Gogh adorou o sol amarelo provençal e sua luz de enxofre ou dourada. Inundou a paisagem e permitiu que ele dê suas pinturas as cores fortes e intactas que ele ansiava. O artista moderno do futuro, na visão de Van Gogh, seria um colorista como o mundo nunca viu. A luz do sul era de primordial importância para uma paleta moderna, e ele mais do que nunca se distanciou da paleta cinza de seus anos holandeses sob uma luz do norte.
Embora seus longos dias fora no tempo quente às vezes o cansassem, ele sentiu que a luz e o calor melhoravam a saúde e o humor das pessoas. O sol, que desempenha um papel fundamental em muitas de suas obras de Arles, tornou-se quase uma divindade: "Ah, aqueles que não acreditam no sol aqui embaixo são verdadeiramente blasfemos". **
Francês original: * "Le pays me parait aussi beau que le Japon para a limpidez da atmosfera e os efeitos de cor gaie. "
**" Ah, aqueles que ne convêm no auge du soleil d'ici sont bien impied ".

Imagens:

"The Sower with Setting Sun", junho de 1888.
Óleo sobre tela, 64 x 80,5 cm. Museu Kröller-Müller, Otterlo
Van Gogh
“The Sower” (November 1888) VanVincent Van GoghGogh

Fonte:
http://www.fondation-vincentvangogh-arles.org/en/documentation-2/vincent-van-gogh/van-gogh-et-la-lumiere-provencale/
Tânia de Oliveira
Enviado por Tânia de Oliveira em 06/03/2018
Alterado em 06/03/2018


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras