Minha Casa...Minha Alma...

Viagem com Tânia por um mar desconhecido...

Textos


POLÍTICA: CARA OU COROA?

- Fui à rua e estou me sentindo muito bem por ter participado dessa caminhada: falou Rosa para Ana Alice, sua vizinha.
- Ah, foi? Eu lá não pisei mas até poderia ter ido, respondeu a outra.
- Como assim? Está a favor da Dilma e do Lula? Pode me dizer? Sou Aércio desde sempre, mas me responda... Depois de tudo que estão envolvidos? A imprensa mostra isso todos os dias...
- Sei que a imprensa noticia isso todo dia! Não é surpresa para mim. Faço Jornalismo afinal de contas, você sabe disso. Mas respondendo sua pergunta sobre a Dilma: - Bom,  gosto dela. Nasceu em classe privilegiada mas sempre lutou pela melhoria da dissiparidade que existe entre as classes sociais. Não está conduzindo bem o governo porque encontrou muita resistência e não governa sozinha. O Lula, da mesma forma. Roubaram? Não creio, muito embora concorde que pode ser que tenham permitido que alguns fizessem isso sim. Caso contrário como todos os outros, não subiriam ao poder. No Brasil infelizmente como em todos os países de histórico colonialista, sempre acontece assim. Será que o Partido dos Trabalhadores roubaram? PT roubou? Nem defendo pois também creio que pode ser que sim. Todos envolvidos na politica brasileira usam dessa carta na manga, para ganhar as eleições. Isso tornou-se imperativo na política brasileira. Confio no entanto, que um dia isso mudará. A Etica na política está sendo permitida quando ela e o Lula dão autonomia para que em seu governo haja punição inclusive cortando na própria carne. Nenhum presidente anterior a eles priorizou essas investigações. Foi o plano base do governo deles. Mesmo que a Dilma saia hoje nunca aqui no Brasil será como antes. Será que você não enxerga olhando "o todo" disso tudo?
- Pare ...pare...nem continue...Odeio esse povo do PT, essa mulher horrível e aquele homem ignorante! Voto no Aércio. Ele sim é um grande homem. Foi um grande governador em Minas Gerais, nunca roubou, não é de guerra e  seu partido o PSDB é um exemplo de lisura. Não prioriza as lutas pelas classes menos favorecidas mas levará o Brasil a um dos países mais desenvolvidos do mundo. Isso é o que importa. Como? A custo do analfabetismo, da miséria, de pobreza extrema? Que me importa? Sempre houve pobreza, desde que o mundo é mundo. Essa história de que "violência tem como causa porque os pobres vivem como bichos e se tornam bichos..." que nada! Isso é conversa desses intelectuais que defendem esse tal de Direitos Humanos! Bota-se
pena de morte e resolve-se tudo.
- Espere, disse Ana Alice, um momento:nem PSDB, nem Aércio e outros partidos não estão envolvidos em roubalheiras? Estás de brincadeira comigo? Ok! Pensamos então diferentes e temos lados  opostos. Isso é Democracia. Cada um de acordo com sua consciência. Pena pressentir que entre a maioria das pessoas daquela multidão, não haviam pessoas leigas mas sim, pessoas egoístas, individualistas, incapazes de sair de si para pensar no "outro"!  Pessoas cheias de ódio, preconceitos! Que bela educação resultou isso!
Olha, continuou Ana Alice, confesso,  tenho que dizer que estou sentindo uma vontade enorme de chorar, aliás de chorar não,  de vomitar! Vou indo. Até outro dia!



Tânia de Oliveira
Escritora, Poeta, Professora  Especialista em Filosofia Social: Ética e Política
.
 
Tânia de Oliveira
Enviado por Tânia de Oliveira em 14/03/2016
Alterado em 15/03/2016


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras