Minha Casa...Minha Alma...

Viagem com Tânia por um mar desconhecido...

Textos


ATENÇÃO, CUIDADO : AS  PALAVRAS MANIPULAM!
 
As palavras servem para o ser humano se comunicar. Óbvio.
     O que está em questão, é o cuidado que não temos quando nos deixamos enganar por elas. São quase sempre usadas para dar impressões reais de verdades bonitas, que quem seduz sabe que o outro quer ouvir. Quem esta seduzindo também esta sendo envolvido pelo próprio manifesto, e muitas vezes termina sendo também algoz de si mesmo, pois se envolve na confusão das palavras que também é contagiosa. É até bonito perceber o jogo! Até quando estamos usando elas como estou fazendo nesse momento. Elas estão ao mesmo tempo, sendo esse instrumento de minha própria trama.
     No “afinal” como toda mentira,  ela termina sempre trazendo conflito tanto para o ouvinte, quanto  para o autor. Porque nessa vida poderia até não existir Deus como diria Nietzche, mas existem  Leis inquestionáveis.
E a de Causa e Efeito é uma delas. É a  Roda de Sansara, como diria os orientais!

     Enquanto não estivermos maduros, para entender que não podemos manipular as pessoas com as palavras pois teremos um retorno negativo, continuaremos através de textos, poesias, literatura, mexendo com a sensibilidade, sentimentalidade, vaidade, a avidez das emoções mais conflituosas das outras pessoas, que como nós, merecem ser felizes.
     O Convite é para sermos pessoas mais sérias. Somos sistêmicos. O que fazemos para melhorar a nós, afeta a todos seres vivos da criação.
   Quando eu ainda era ingênua, já havia feito uma poesia que me dizia assim:

AS PALAVRAS MANIPULAM

Se as palavras falassem pelo coração
A beleza da poesia e leveza da alma,
Não  estariam em crise nesse turbilhão
Mas as palavras ludibriam, manipulam
Engana  aos outros e ao manipulador
Trazendo no fetiche da vida, a dor!
 
 
Tânia de Oliveira
Enviado por Tânia de Oliveira em 12/03/2015
Alterado em 20/12/2015


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras