Minha Casa...Minha Alma...

Viagem com Tânia por um mar desconhecido...

Textos


A PSICOLOGIA SERVE PRA QUÊ?
Por: Tânia de Oliveira
                A mulher sentou-se frente a Berenice e perguntou intrigada;

               - A senhora é a Psicóloga Educacional daqui? Depois do consentimento de Berenice ela continuou a falar: - Sempre sou chamada aqui na Escola para ouvir falar mal de meus filhos. Do comportamento  agressivo deles, das mal criações, das coisas erradas que fazem.
           -Quero saber continuou a mãe a falar, em que a psicologia tem ajudado a eles em relação a esses tipos de comportamento porque eu sinceramente não sei mais o que fazer.
            - Calma mãe, disse Berenice, vamos conversar. Veja bem,  a Psicologia ela nem sempre tem respostas e soluções para todos os problemas comportamentais. Geralmente ela denuncia e esclarece a natureza dos problemas. A solução é criada no contexto de cada situação específica , e  isso demanda conversa,  diálogo, estudo de caso para se dar alternativas de solução,  entende?
               - Vou dar um exemplo a senhora, continuou a psicóloga: Na modernidade a Psicologia critica a forma como antigamente se criava ou se educava as crianças com castigos corporais, maltrato, pancadas.  A psicologia desperta o ser humano para a barbárie, a covardia  que é qualquer violência contra criança como uma transgressão do poder dever de proteção de adulto e, de outro, numa coisificação da infância, isto é, numa negação do direito que crianças e adolescentes têm de ser tratados como sujeitos de direitos e pessoas em condição de desenvolvimento. Mas por outro lado a Psicologia não dar um manual explicando como os adultos devem se comportar diante de determinados estados de conflito criados pelas crianças em sua vivência cotidiana.
               - É interessante essa sua colocação Psicóloga, disse a mãe. -As famílias antigamente continuou ela falando, batiam nos filhos davam-lhes castigos e nem por isso eles ficaram homens e mulheres dementes ou desajustadas.
              - Aparentemente não senhora mãe! Não necessitamos ir muito longe. Basta olharmos o modelo de sociedade que estamos convivendo para vermos que estão doentes emocionalmente e espiritualmente. Há distúrbios de comportamento em quase todas as relações desde as pessoais, empresariais, políticas e sociais. O mundo está em conflito e esse espelho de sociedade não é abstrato. É formado de pessoas que foram educados pelas pessoas de antigamente.
             - Olha a senhora marca hora, continuou a falar Berenice, e vamos conversar com mais detalhes sobre o comportamento e as possíveis soluções para com seus filhos. Um abraço!
 
Tânia de Oliveira
Enviado por Tânia de Oliveira em 07/02/2015
Alterado em 07/02/2015


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras