Minha Casa...Minha Alma...

Viagem com Tânia por um mar desconhecido...

Textos


BIOGRAFIA: Joseph Campbell
 
Siga a sua alegria, e o mundo abrirá portas para você onde antes só havia paredes.
Joseph Campbell

Mitologia é o nome que damos às religiões dos outros.
Joseph Campbell                           
 
No dia 26 de março de 1904, na cidade de White Plains, em Nova Iorque, nascia Joseph John Campbell, futuro pesquisador de mitologia e religião comparada. Primogênito do casal de classe média católico, Charles e Josephine Campbell, apaixonou-se pela cultura dos índios norte-americanos logo aos oito anos, quando o pai o levou para assistir um espetáculo do Velho Oeste de Búfalo Bill. Não foram os vaqueiros que o arrebataram, mas sim a presença de um índio desnudo, com o ouvido encostado à terra, portando em suas mãos um arco e flecha.
Ainda criança, visitou também o Museu Americano de História Natural, quando se deparou com um quadro, no qual estavam dispostas as coleções dos produtos manufaturados pelos ameríndios americanos. Essas experiências o levaram a estudar profundamente as diversas faces da cultura indígena dos EUA, o que o conduziu às pesquisas mitológicas que o tornariam célebre. Em suas observações, Joseph estabeleceu a identidade entre as mais diferentes tradições culturais.
Embora a princípio ele tenha optado pelos estudos biológicos e matemáticos, as Ciências Humanas exerceram sobre ele o irresistível fascínio que, desde cedo, o atraíra ao conhecimento mais profundo dos mitos. Assim, ele se mudou para a Universidade de Columbia, na qual se graduou em Literatura Inglesa, em 1925, e defendeu seu mestrado em
Literatura Medieval, em 1927.
Apesar de cultuar a religião de sua família até os vinte anos, Campbell já mergulhava fundo nas tradições indígenas. Sua forma de ver a vida provinha, assim, da sua formação católica e de seu ponto de vista ameríndio. Uma parte de si mesmo tinha necessidade de praticar seu legado religioso irlandês, a outra se sentia magnetizado pela riqueza cultural dos nativos americanos, por sua conexão transcendental e imanente com o Cosmos.
Em uma viagem rumo à
Europa, com uma bolsa de estudos na bagagem, ele trava conhecimento com o jovem Jiddu Krishnamurti, messias-eleito da Sociedade Teosófica, importante vínculo que ele manteria por pelo menos cinco anos. Neste período ele estuda francês antigo e Sânscrito na Universidade de Paris e na Universidade de Munique.
No continente europeu ele é intensamente inspirado por artistas pertencentes à chamada
Geração Perdida, como James Joyce e Thomas Mann. Aí também ele é apresentado à Arte Moderna, especialmente à obra de Paul Klee e de Picasso. Campbell encontra a teoria freudiana e a obra de Carl Jung, influências decisivas em seus trabalhos posteriores, que postulam o papel fundamental da mente humana na elaboração criativa dos mitos e a participação ativa dos artistas na concepção de mitos culturais.
De volta aos EUA, em 1929, vê seus projetos de Doutorado serem rejeitados pela Academia, abandonando assim qualquer idéia de se doutorar. Durante a época conhecida como
Grande Depressão, Campbell se dedica, ao longo de cinco anos, a pesquisas pessoais, sem nenhum vínculo acadêmico. Desta forma ele aprofundou os conceitos de Freud e de Jung. Logo depois ele publicou os primeiros textos da Eranos – grupo de debates que se devota a pesquisas sobre a Espiritualidade, reunindo-se todos os anos na Suíça desde 1933.
Joseph Campbell casou-se com uma ex-aluna, Jean Erdman, dançarina e professora de dança, em 1938. Ele recebeu sua aposentadoria em 1972, após lecionar por 38 anos na Sarah Lawrence College. Depois de produzir uma vasta obra, na qual se destacam O Herói de Mil Faces, As Máscaras de Deus e O Poder do Mito, o qual deu origem ao documentário de mesmo nome, Campbell morreu aos 83 anos, no dia 30 de outubro de 1987, na própria casa, em Honolulu, no Havaí, vítima de problemas provocados por um câncer no esôfago, logo após o final das gravações de seu filme.
Bibliografia:
Em Português:
CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. São Paulo: Cultrix, 1992. [12]
_____. Para viver os mitos. São Paulo: Cultrix, 2000.
_____. O Voo do Pássaro Selvagem -- Ensaios sobre a universalidade dos mitos. São Paulo: Rosa dos Tempos, 1997. Edição esgotada,
versão digital disponível. - em 25/09/2013, 16h, etrasuspdownload.wordpress.com is no longer available.
MARTINEZ, Monica. Jornada do Herói -- estrutura narrativa mítica na construção de histórias de vida em jornalismo. São Paulo:
Annablume/Fapesp, 2008.
_____. Todos os nomes da Deusa. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1997 - 204 p.
Essa é a última obra escrita de Joseph Campbell. O trabalho conta com a colaboração de Riane Eisler, Marija Gimbutas e Charles Musès.
Trabalhos selecionados:
James Joyce e os primeiros trabalhos
Como se nota acima, James Joyce foi uma importante influência em Campbell. O primeiro livro importante de Campbell (com Henry Morton Robinson),
A Skeleton Key to Finnegans Wake (1944), é uma análise crítica do último texto de Joyce, Finnegans Wake. Além disso, o produtivo trabalho de Campbell, O Herói de Mil Faces, discute o que Campbell chama de monomito — o ciclo da jornada do herói, uma idéia que ele atribui diretamente ao trabalho de Joyce, Finnegans Wake.
As Máscaras de Deus
Arquivado em: Biografias
Ana Lúcia Santana
Enviado por Tânia de Oliveira em 26/09/2016
Alterado em 26/09/2016


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras