Minha Casa...Minha Alma...

Viagem com Tânia por um mar desconhecido...

Textos


BIODIVERSIDADE - ECOSSISTEMA  DO CAMPO OU PAMPA

O Ecossistema Campos ou Pampa é um dos mais belos tipos de paisagens naturais e está localizado no Brasil, em partes do estado do Rio Grande do Sul. É também conhecido como Campos Sulinos, em razão de se encontrar apenas na porção sul do nosso país e também do continente.
O clima do Pampa é subtropical com as quatro estações do ano bem definidas e sua vegetação é marcada pela presença de gramíneas, plantas rasteiras, arbustos e árvores de pequeno porte.
A característica principal do Bioma Pampa é a sua vegetação, que apresenta uma composição herbácea, ou seja, formada basicamente por gramíneas e espécies vegetais de pequeno porte, não ultrapassando os 50 cm de altura. Esse tipo de paisagem apresenta dois tipos bem definidos: os chamados campos limpos e os campos sujos.
Os campos limpos ocorrem quando a vegetação não apresenta arbustos, ganhando uma paisagem mais homogênea, isto é, mais regular, sem diferenças muito grandes entre uma parte e a outra. Já os campos sujos ocorrem quando há uma maior presença desses arbustos, que se “misturam” à paisagem.
A área do Pampa no Brasil é de, aproximadamente, 176.496 km², o que corresponde a 63% da área total do Rio Grande do Sul e a 2% do território brasileiro, constituindo-se como um importante domínio natural brasileiro, embora boa parte de sua área original tenha sido devastada.
A fauna e a flora do pampa são bastante diversificadas, em face do caráter antigo dessa formação florestal. Há uma grande quantidade de espécies, algumas delas ainda não catalogadas.
Dados do Ministério do Meio Ambiente estimam que existam mais de 3.000 tipos de plantas, 500 tipos de aves e 100 espécies de mamíferos. Dentre as espécies mais comuns, podemos citar o quero-quero, o perdigão, a vicunha, a ema e muitos outros.


 
* Tânia de Oliveira é Pós Graduada em Biodiversidade e Manejo de Unidades de Conservação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL.
 
 
Pesquisa, Fotos e Ilustrações:
www.google.com.brRv

 
Tânia de Oliveira
Enviado por Tânia de Oliveira em 06/04/2016
Alterado em 06/04/2016


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras