Minha Casa...Minha Alma...

Viagem com Tânia por um mar desconhecido...

Textos


BIODIVERSIDADE ECOSSISTEMA FLORESTA AMAZÔNICA

A floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). Em função de sua biodiversidade, é considerada uma das mais importantes florestas tropicais do mundo.
 
É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para os milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento.

Como as árvores crescem muito juntas uma das outras, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de vegetação não consegue se desenvolver. O mesmo vale para os animais. A grande maioria das espécies desta floresta vive nas árvores e são de pequeno e médio porte. Podemos citar como exemplos de animais típicos da floresta amazônica: macacos, cobras, marsupiais, tucanos, pica-paus, roedores, morcegos entre outros. Os rios que cortam a floresta amazônica (rio amazonas e seus afluentes) são repletos de diversas espécies de peixes. 

O clima que encontramos na região desta floresta é o equatorial, pois ela está situada próxima à linha do equador. Neste tipo de clima, as temperaturas são elevadas e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas) também. Num dia típico na floresta amazônica, podemos encontrar muito calor durante o dia com chuvas fortes no final da tarde.
 
O solo encontrado na Floresta Amazônica é arenoso e rico em materiais orgânicos, que são gerados pela própria floresta (folhas, galhos, animais mortos, frutos em decomposição, etc.).
 
Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta. 

Outro problema é a biopirataria na floresta amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território.

Com a descoberta de ouro na região (principalmente no estado do Pará), muitos rios estão sendo contaminados. Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, substância que está contaminando os rios e peixes da região. 
Os 
Índios que habitam a floresta amazônica também sofrem com a extração de ouro na região, pois a água dos rios e os peixes são importantes para a sobrevivência das tribos.
 
Durante muito tempo, vários cientistas chamaram a floresta amazônica de o "pulmão do mundo". Porém, atualmente, este apelido tem sido deixado de lado, pois estudos mais recentes mostram que as florestas tropicais consomem quase todo o oxigênio produzido por elas. Porém, a floresta amazônica apresenta grande importância no tocante aos processos de filtragem e regeneração do ar e regulação do ciclo hidrológico.
 
Região exuberante em flora, fauna e cursos fluviais, possuindo alguns dos maiores rios do Mundo, sendo que o Rio Amazonas é o mais expressivo em volume de água em todo o globo terrestre.
Apresenta altos índices pluviométricos, sendo um dos locais onde mais chove em todo o Mundo.
O clima predominante é o Equatorial, com poucas faixas de terra de clima Tropical.
Quase uma floresta virgem até a década de 1970, vem ultimamente apresentando um alto índice de desmatamento, maior mesmo que toda a extensão do Reino Unido.
Possui subsolo compatível com alto potencial de lençóis petrolíferos, o que no entanto até hoje não se confirmou na prática.
O porte de suas árvores está entre os maiores de todo o Planeta.
Apresenta uma fauna extremamente diversificada,englobando um sem número de primatas, pássaros, dentre os quais se destaca pela fama o Uirapuru, tatus, tamanduás, onças,jacarés, mamíferos em geral, tartarugas, algumas das quais dentre as maiores de toda Terra, serpentes, uma infinidade de insetos e peixes.
Entre os turistas, desprta o interesse os botos, particularmente o boto cor-de-rosa, que são mamíferos.
Exibe muitos fenômenos naturais, como a Pororoca, elevação das águas, no encontro do rio com o mar.
Fonte de divisas é atualmente o Ecoturismo,atividade que leva à construção de Hotéis e que consiste em fazer turistas brasileiros e estrangeiros conhecerem as belezas naturais da Região.
O desafio para o Governo brasileiro atualmente é conciliar o desenvolvimento da Região com a preservação ambiental, bem como deter a sua devastação.


* Tânia de Oliveira é Pós Graduada em Biodiversidade e Manejo de Unidades de Conservação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL.


Pesquisa, Fotos e Ilustrações: 
www.google.com.br
Tânia de Oliveira
Enviado por Tânia de Oliveira em 04/04/2016
Alterado em 04/04/2016


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras