Minha Casa...Minha Alma...

Viagem com Tânia por um mar desconhecido...

Textos


POLÍTICA NO BRASIL HOJE:

PROFESSORA...DIGA ALGUMA COISA!

 


 

E a professora disse:
      Não é estranho o que estamos passando atualmente em nosso País! A manifestação do povo brasileiro resulta da Educação Bancária que caracteriza o histórico do nosso País, e que consolida numa prática de visão da parte, sem olhar o todo da situação. Ou seja: uma visão cartesiana em detrimento de uma visão dialética, uma visão da totalidade da questão.
     Falando didaticamente: Imagine você, uma pessoa de pensamento altruísta, querendo ser presidente de um país, a bem de uma sociedade mais justa, mais harmônica, menos doentia. Para você fazer um Plano de Ação Político e ganhar as eleições, teria que ( se quisesse ganhar ) em primeiro ponto traçar o perfil psicológico das pessoas com quem você iria lidar na política que não é muito diferente da maioria das pessoas que estão em nos lares, nas igrejas, nos campos de futebol, nas ruas, nas instituições etc. Um povo que na sua maioria, foi educado para ser individualistas, gregários, competitivos e ambiciosos.  Pessoas que quando são religiosas, são excludentes: eu sou o santo o "salvo", os outros "escórios", perdidos. Pessoas que quando estão em situação financeira confortável, tornam-se "ferrenhos moralistas" justificando os pobres, os mendigos como "preguiçosos", "viciados" e lavam as mãos ( a consciência), a visão; e arrotam nos bares e  restaurantes, reclamando com os amigos do aumento constante da gasolina, do imposto de renda etc...etc... E não deixam de votar em quem vai ser eliminado no Big Brother da  semana...Nesse retalho social há quem fale em justiça social a menos ( para alguns mais letrados) que seja intelectualmente, citando os verbos dos pensadores "liberais" e suas falácias ideológicas.


          Por mais que você tenha uma visão sociológica das pessoas que você irá lidar, nunca poderá saber quais os que realmente comungam com sua linha de pensamento. Querendo ou não você terá que lidar com vários campos contraditórios que fazem parte da estrutura social vigente. É aí que você se lança: seu plano de ação divide tarefas e finalidades que poderão dar certo ou não, dependendo do espaço e tempo onde elas forem aplicadas.
          Uma coisa é certa: o que vale realmente é a visão traçada dos objetivos almejados.
          O que vemos na atual política brasileira: o que a maioria dos estudantes, professores e artistas vêem. Critérios verdadeiros ou falsos de criminosos delatores, querendo "agradar" para se safar da prisão, diante de um Poder que está em desagrado com uma política que ousa parar o enriquecimento de uma minoria privilegiada para minimizar a desigualdade social. 
        Nessa briga pelo poder a qualquer preço, presenciamos a Imprensa alicerçando essa ideologia de retalhamento, sofismando e levando o povo a uma visão deturpada da realidade. Tudo isso com um precioso instrumento de  comunicação de massa, usando proposições afirmativas e negativas para um silogismo falso.Um pensamento limitado, violento e excludente.
             
                

 



      *Tânia De Oliveira é Graduada em Filosofia  e Pós-graduada pela Universidade Federal de Alagoas em Filosofia Social: Ética e Política.         


 

       

Tânia de Oliveira
Enviado por Tânia de Oliveira em 02/04/2016
Alterado em 29/09/2022


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras