Minha Casa...Minha Alma...

Viagem com Tânia por um mar desconhecido...

Textos


EXCERTOS
- I -
A liberdade não é uma reação; a liberdade não é 
uma escolha. É pretensão do homem achar que é
livre por poder escolher. A liberdade reside na pura observação sem direção, sem medo de castigo nem recompensa. A liberdade é isenta de motivo; a liberdade não se encontra no fim da evolução do homem, mas está presente desde o primeiro passo da sua existência. Por meio da observação, podemos aperceber- nos da falta dessa liberdade. A liberdade reside na consciência sem escolha da nossa existência e atividade diárias. O pensamento é tempo. O pensamento nasce da experiência e do conhecimento, inseparáveis que são do tempo e do Passado. O tempo, é o inimigo psicológico do homem.
Sendo as nossas ações baseadas no conhecimento - no tempo, portanto - o homem é sempre um escravo do passado. O pensamento é sempre limitado; daí vivermos em constante conflito e luta. Não existe evolução psicológica.
Quando o homem se tornar consciente do movimento dos seus próprios pensamentos aperceber-se-á da divisão existente entre o pensador e aquilo que é pensado, entre o observador e a coisa observada, entre o experimentador e o que ele experimenta. Ele descobrirá que tal divisão não passa de uma ilusão. Então, existirá apenas pura observação interior, isenta de qualquer sombra do passado e do tempo. Este vazio temporal interior, provoca uma mutação radical profunda na mente.
A negação completa, é a essência do positivo. Quando se dá a negação de todas as coisas que sobrevêm à psique- pelo pensamento- só então pode amor existir- o que equivale à compaixão e à
inteligência.

Jiddu Krishnamurti
Enviado por Tânia de Oliveira em 28/03/2016
Alterado em 28/08/2022


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras