Minha Casa...Minha Alma...

Viagem com Tânia por um mar desconhecido...

Textos


O POETRIX EM ANDAMENTO
Maria José Limeira*
  
 Poetrix
É um poemeto de três versos livres.
Os versos podem ter rirmas, ou não.
Diferencia do Haikai porque exige um Título!
O ideal é que cada verso não ultrapasse dez
(10) sílabas.


Exemplos de Poetrix:
 
              MOTO-ESTIMA
Setúbal Aresta
Por cetro o guidão.
Sob o trono duas rodas.
                     -Sou rei do espaço.
 
 
CLÃ
Goulart Gomes
Somos iguais.
Menos normais
a cada manhã.
 
2 – Para se entender o Poetrix  é melhor saber o que são Hai-Kais e Tankas, porque o primeiro deriva dos dois seguintes, com algumas variações.
O hai-kai (haicai/haicu) é um poema de três versos, com um total de 17 sílabas (5-7-5) e seu tema é exclusivamente a Natureza, com tudo que esta comporta, onde o Eu fica de fora. Sua beleza reside na sutileza.  É uma arte milenar do Japão, que ganhou notoriedade no mundo inteiro e parece inesgotável.  O hai-kai não tem título. Um dos maiores representantes do hai-kai no Brasil é Aníbal Beça, residente em Manaus-AM, detentor de vários prêmios no território nacional e a nível internacional.
 3 – Os Tankas são poemetos de três versos, porém mais longos que os hai-kais, mais livres também. Não levam títulos e fazem parte da tradição japonesa.  Aproximam-se mais dos Poetrix, na forma e na pluralidade dos temas, onde o Eu já se faz presente, assim como O Universo como um todo.
Exemplos de Tankas, de autoria do poeta japonês Takuboku Ishikawa, um dos mais festejados em seu país:
 
É triste a criança que não se levanta,
mesmo estando acordada.
Não a censure, mãe.
-o-o-
 Pensando que fosse caridade,
concordei
Com as vaidades do amigo.
 
4 – Absorvidas as diferenças entre “Hai-Kai” e “Tanka”, vejamos como ambos se relacionam com os Poetrix.
Como dissemos antes, nos Poetrix, a liberdade dos temas (Natureza-Homem-Universo) é tão presente que leva ao Anarquismo, inerente à cultura latino-americana
 Poetrix é assunto novo, que surgiu em 1999, quando o poeta baiano, João Goulart Gomes, publicou o primeiro e único livro de poemas do gênero, editado no Brasil.  O livro inclui, além dos Poetrix desse autor, um Manifesto Poetrix, como tentativa de definir o que já existia e orientando o que deveria surgir daqui pra  frente, como produção cultural desse gênero literário.
Graças ao Computador e aos navegadores internautas incansáveis, o Poetrix se espalhou como Movimento Internacional, com adeptos principalmente entre os escritores de línguas Portuguesa e Espanhola.  Nessa condição, já realizou dois concursos literários internacionais e está organizando um terceiro.  O número de adeptos cresce a cada dia e os Poetrix começam a conquistar os poetas da língua Inglesa.
O nome Poetrix surgiu, pela primeira vez, no Manifesto de Goulart, no livro TRIX – Poemetos tropi-kais, como denominação do terceto que já vinha sendo exercitado por alguns autores, como alternativa dos Hai-Kais.
Poetrix vem de Poe (poesia) e trix (de três).
Os tercetos já existiam em alguns países. Exemplos: Itália do SéculoXIII e no Japão desde tempos imemoriais.
A novidade do Poetrix é que se adequa a todas as culturas, pela liberdade dos seus temas e de sua forma.  Ele é pluralista em sua essência.
Como Movimento novo, ainda carece de algumas definições.
Só recentemente, chegou-se à  conclusão, por exemplo, de que ao Poeta que exercita esse gênero literário se dá o nome de Poetrista. Antes, era chamado de Trixeiro.
Como líder e mentor da Poetrixmania no Brasil, o poeta Goulart Gomes diz que não  considera que esteja iniciando um Movimento Literário Novo.
“-Apenas – disse em entrevista ao Suplemento Literário Cyberjornal de Poesia, que circula na Internet – o que estou fazendo é batizar um gênero que já existia, praticado por vários poetas”.
E acrescentou: “-Minha ousadia, se é que podemos chamar assim, é achar os pontos comuns dos poemetos exercitados, trazendo-os para uma única denominação: Poetrix”.
5 -  As características do Poetrix, segundo Goulart Gomes:
1o. O título do poema é desejável, mas não exigível.
2o. Não existe rigor no número de sílabas, métrica ou rimas.
3o. O poema conserva seu ritmo.
4o. Similaridade das palavras.
5o. O uso de metáforas e outras figuras de linguagem é uma constante no Poetrix.
6o. É permitida a criação de neologismos.
7o. É uma arte minimalista: diz tudo, em poucas palavras.
8o. Passado, presente e futuro são uma só dimensão no fator Tempo.
9o. É tipicamente urbano.
10o. Aproxima-se das leituras visuais, concretas, do epigrama e caligrama, e ganha animações visuais.
6 – Poetrix e Poetrixtas
Os Poetrixtas mantém uma Lista de Discussão, na Internet (
poetrix@yahoogroups.com), onde os autores mostram seus trabalhos e discutem entre si os rumos do Movimento.
 
Eis alguns dos trabalhos colhidos na Lista de Discussão:
 
DORME
Maria José Limeira
A sombria noite
dorme muito mais
nos escuros quintais.
 
LUZES
Maria José Limeira
Quando as luzes
se cansam de clarear,
Os fantasmas mudam de lugar.
 
 
PELAS FRESTAS
Jurandir Argolo
Olham-me devassos
seios túrgidos
em felino tesão.
 
 
COMISSÃO DE FRENTE
Sara Fazib
Na avenida
abrindo alas
os seios da menina.
  
CÍRCULO VICIOSO
Alberto
 Andei, parei e sentei.
Sentei pois  cansei e deitei.
Dormi e sonhei que andei...
 
SEM TÍTULO
Everardo Torres
El outoño
se detiene em mi cuerpo
para deshojarlo.
 
 
Fontes:
Asta Vonzodas – 
asvo@osite.com
PD Suplementos Literarios
 Anibal Beça – 
abeca@argo.com.br
 Eliane Malpighi – eliane@malpighi.com.br
 Goulart Gomes – goulartgomes@hotmail.com
                             www.pagina.de/goulartgomes
                              http://www.geocities.com/goulartgomes
 Poetrix HP – http://poetrix.vila.bol.com.br
 
 
Maria José Limeira
Enviado por Tânia de Oliveira em 21/01/2016
Alterado em 29/06/2016


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras