Minha Casa...Minha Alma...

Viagem com Tânia por um mar desconhecido...

Textos


O IMPERADOR E O ROUXINOL

Era uma vez um imperador que vivia em um magnífico palácio.
O palácio era cheio de riquezas que foram trazidas de vários lugares do mundo .
Pinturas incríveis, joias raras e plantas exóticas.
Apesar de ter um jardim encantador, o imperador ficava geralmente trancafiado  no palácio, não apreciava muito a natureza.
Já o jardineiro do palácio apreciava  cada cantinho do jardim e adorava ouvir o canto do rouxinol.
Um dia, enquanto o imperador lia sobre as belezas e riquezas de seu império...descobriu que o "jardim do império é repleto de sinos que tocam suavemente."
O imperador sorriu orgulhoso...
Mas o livro também dizia: "Mas o canto do belo rouxinol é ainda mais suave e doce que o som dos sinos." Foi então que o imperador exclamou furioso:
-Eu quero ouvir o tal rouxinol! AGORA!
Os servos saíram à procura do pássaro sem ter a menor idéia do que ele era.
Mas, para não contrariar o imperador, eles procuraram por toda parte.
E eles diziam:
-O que é um rouxinol?
- Onde vamos encontrá-lo ?
Depois de procurar muito em vão, eles resolveram perguntar ao velho jardineiro.
-Sigam-me - disse o homem - Vou mostrar onde está o rouxinol!
Eles caminharam e caminharam, até que,
de repente ouviram o coaxar de um sapo.
-É o rouxinol! - exclamou um dos servos.
O jardineiro riu e disse : 
- Esse é o sapo do lago!
Pouco depois, eles ouviram um mugido.
-É o rouxinol! - vibrou o servo, mais uma vez.
-Não! Isso é uma vaca! - explicou o jardineiro, segurando o riso . 
Finalmente, eles chegaram até uma árvore e ouviram o canto do rouxinol.
-Rouxinol, o imperador quer ouvir seu canto - disse um dos servos.
Como o rouxinol queria conhecer o imperador, seguiu eles até o palácio.
O imperador ficou fascinado pelo canto do rouxinol e ordenou que o pobrezinho ficasse e cantasse para ele todos os dias. 
O pequeno pássaro atraiu pessoas de todos os lugares para o ouvir. Até mesmo o imperador do Japão veio apreciar seu canto.
Um dia, um pacote foi entregue ao palácio. Dentro dele estava um rouxinol de ouro coberto de pedras preciosas.
Era só dar corda e ele cantava como um rouxinol de verdade, e brilhava como uma jóia rara.
O imperador adorou o presente. Ele gostou tanto do rouxinol de ouro que nem percebeu quando o rouxinol de verdade fugira
O imperador não se cansava de ouvir o rouxinol. Dava corda nele várias vezes por dia até que um dia ele quebrou. O único som que se ouvia era o tilintar de porcas e parafusos.
Algo havia quebrado lá dentro, e ninguém sabia como consertá-lo. 
O imperador então sentiu falta do rouxinol de verdade. Ele ordenou que os servos o encontrassem. Mas ninguém sabia do paradeiro dele, nem mesmo o jardineiro.
O imperador ficou doente devido à tristeza. Ela olhava para o rouxinol quebrado por horas a fio.
Os médicos fizeram de tudo para ajudá-lo, mas nada curava a tristeza profunda do imperador. Ele estava à beira da morte.
De repente, um canto de passarinho embelezou o quarto. Era o rouxinol!
Ele retornou ao palácio ao ouvir que o imperador estava muito mal.
Ao ouvir o canto do rouxinol o imperador sorriu e começou a se sentir melhor. 
-Fique, por favor! Eu lhe darei uma gaiola de ouro e quantos servos você quiser !
Implorou o imperador.
-Não posso ficar. Preciso da liberdade para cantar - o rouxinol explicou.
Então, preparou-se para partir.
O imperador então pediu que o jardineiro plantasse uma árv
ore pertinho da janela para que pudesse lembrar-se do pássaro.
O jardineiro dedicou cuidados especiais àquela árvore. E assim, ela cresceu depressa.
Um dia, o imperador foi surpreendido por um canto belíssimo e olhou pela janela.
Para sua surpresa, ele viu não só era o rouxinol, mas um casal de rouxinóis!
Eles haviam feito um ninho bem ali, pertinho da janela do quarto dele.
Quando os rouxinóis cantavam todos no palácio se enchiam de alegria, principalmente o imperador.
FIM
Fabula Popular
Enviado por Tânia de Oliveira em 19/12/2015
Alterado em 19/12/2015


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras