Minha Casa...Minha Alma...

Viagem com Tânia por um mar desconhecido...

Textos


PÁSSARO AGAPORNIS - PÁSSARO DO AMOR

O Agapornis é natural do continente africano, onde é encontrado em grupos pequenos, preferencialmente da mesma espécie, vivem numa vasta região na costa oeste (costa ocidental) da África do Sul, chegando a aparecer até na Namíbia, entre vegetações de pequenos arvoredos abertos e secos, e em montanhas com até 1600 metros.

São normalmente barulhentos, exceto quando pressentem algum perigo ou ameaça a seus ninhos. Sociáveis, vivem nas colônias até mesmo durante a época de acasalamento.
Seu nome, - de origem grega -, quer dizer "inseparável", devido à característica monogâmica da espécie - uma vez acasalado, o casal permanece unido até à morte. Ao perder um companheiro, o agapórnis solitário nunca terá a mesma graça e perderá parte da sua vivacidade, podendo até morrer.
Por isso, é conhecido como "pássaro do amor" (lovebird) nos EUA e inseparable, na França.Agapórnis: quer dizer inseparável em grego, Eles após o acasalamento, permanecem com o mesmo parceiro até o final da vida, além de namorar o tempo todo.
É um pássaro da família das araras e dos papagaios, descoberta em 1793 na da Ilha de Madagascar. Vive de 10 a 15 anos.
Encanta a todos pelo seu jeito calmo e cores exuberantes podem até ficar no ombro do dono, comem na mão e assobiam para nos chamar.
Reproduz-se com muita facilidade em cativeiro põe em media 3 a 7 ovos e a incubação dura 21 dias.
Alimentação: As sementes (girassol, alpiste, aveia, etc...) são seu prato predileto. Comem também grãos de milho crus e verduras.


Curiosos e mansos, aprendem a assobiar e fazem acrobacias. Recomenda-se que sejam criados aos pares.
Nádia Mara
Enviado por Tânia de Oliveira em 17/12/2015
Alterado em 17/12/2015


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras