Minha Casa...Minha Alma...

Viagem com Tânia por um mar desconhecido...

Textos


EXERCÍCIO DE LINGUÍSTICA:
CARTA DE AMOR!
Por: Tânia de Oliveira
     Desde minha formação acadêmica, sempre fui avessa à literatura de autoajuda. Agora no entanto, na fase de maturidade, tenho lido o bastante para entender que é interessante tentar decifrar os enigmas da alma humana através de outras visões, para descobrir de alguma forma coisas sobre si mesmo.
     Daí estar agora nesse momento, escrevendo a mando do neurocientista e médico Dr. Lair Ribeiro este proposto exercício:
     - Fazer uma carta de amor dirigida a sim mesma, cheia de paixão, com a proposta de  recriar você linguísticamente! 
      Maceió, 04 de Março de 2015

Querida e amável Tânia:
     Andei lhe observando ultimamente com mais profundidade e descobri em você coisas surpreendentes que nunca observei em outras pessoas: você é uma pessoa fascinante!
     Vi a sua capacidade de sair de situações dolorosas de vida com muita valentia e dignidade. Vendo sua infância, me surpeendeu a forma como saiu de uma situação financeira boa para um estado de privação material ainda jovem e se lançar na labuta de trabalhar ainda menina para ajudar sua mãe e seus irmãos menores em uma gráfica. Brava sua atitude de disciplina, de arrojo em não arredar de suas obrigações mesmo sendo só uma criança de 12 anos de idade.
     Não pude deixar de observar a postura de caráter e muito mais que isso, de sensibilidade com que mesmo em situação dificil dedicava seus domingos em fazer Campanha do Quilo para o Abrigo da Velhice Desamparada. E a forma doce que tratava os Velhinhos do Abrigo e os menos favorecidos.
   Bonita também a forma como se recuperou das grandes perdas emocionais que a vida lhe propiciou. Cito a morte de seu Pai que foi seu afeto mais precioso. A morte de seu Tio Dioclécio por quem nutriu tanta afeição. Seguindo-se seu irmão Sérgio e sua irmã Mabel mortos ainda jovens de forma desastrosa. O falecimento penoso de sua mãe, seu sobrinho, e por fim seu outro irmão Tonho e sua meia irmã Carmelita. Muitas mortes...muitas perdas, suficiente para quebrar emocionalmente qualquer pessoa normal.
     Mas como você é uma pessoa ímpar, venho através dessa lhe dizer que lhe desejo todas as venturas que o mundo pode desejar a um ser humano.

     Que seus filhos e filhas lhe cubra de amor e carinho. Que lhe subtraiam os resentimentos e erros humanos que lhe foram humanamente permitidos e que lhe multiplique a abnegação e a dedicação que você lhes dedicou desde a tenra infância.Você sempre foi uma grande batalhadora, educadora, estudiosa, artista, escritora...poeta. Mas sempre humilde e simples.
     Desejo também e principlmente, que você se reconheça merecedora de toda felicidade do mundo. Que como a mais fiel testemunha de suas lutas você saiu vitoriosa dessa batalha que eu chmaria de uma grande guerra numa digna vida. 
     Que agora na maturidade, você tenha descanço, alegrias, saúde, inspiração poética, e uma deliciosa paixão pela vida!
     Seja muito ...muito feliz ...Maria Tânia de Oliveira!

                        Atenciosamente me despeço com um grande abraço:
                                                                                         Eu Mesma!
Tânia de Oliveira
Enviado por Tânia de Oliveira em 04/03/2015
Alterado em 07/03/2016


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras