Minha Casa...Minha Alma...

Viagem com Tânia por um mar desconhecido...

Textos


TRAVESSEIROS DE MACELA...você já dormiu com um??? É uma beleza!!!

Macela (Achyrocline satureioides) é uma erva da flora brasileira também conhecida por macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha, camomila nacional etc.
É um arbusto perene que atinge cerca de um metro de altura e que na região sul costuma florescer no mês de março. As flores são amarelas, com cerca de um centímetro de diâmetro, florescendo em pequenos cachos. As folhas são finas e de cor verde-claro, meio acinzentada, que se destaca do restante da vegetação do campo. (Fonte: Wikipedia)
 
Fazendo travesseiros com Macela aproveito para falar um pouco de uma tradição realizada aqui no Sul do Brasil a muitos anos: a colheita da Macela na madrugada da Sexta-Feira Santa.
A colheita da Macela é uma tradição que se repete ano a ano no período de Quaresma: na madrugada da Sexta-feira Santa, antes que surja o sol, as pessoas saem em busca da Macela – erva que dá origem a um saboroso chá com propriedades medicinais - nos campos e às beiras das estradas.
O porquê da tradição, ninguém sabe. O que todo mundo sabe é que é preciso colher a macela na madrugada da Sexta-feira Santa antes de amanhecer.
A Macela
Reza a lenda, que as propriedades curativas da macela somente fazem efeito se a planta for colhida na sexta-feira santa antes do amanhecer. A erva de nome científico Achyrocline satureioides é nativa da flora brasileira também conhecida por macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha, camomila nacional etc. Popularmente, em algumas regiões, é incorretamente chamada de “marcela”.
É um arbusto perene que atinge cerca de um metro de altura e que na região sul costuma florescer no mês de março. As flores são amarelas, com cerca de um centímetro de diâmetro, florescendo em pequenos cachos. As folhas são finas e de cor verde-claro, meio acinzentada, que se destaca do restante da vegetação do campo. (Fonte: Wikipedia)
Extinção: Segundo o pesquisas, a macela é característica da região Sul do Brasil. “Trata-se de uma planta nativa que cresce espontaneamente em todo o território gaúcho, especialmente nos Campos de Cima da Serra e estendendo-se até o Planalto Catarinense”.
Neste sentido, a organização do evento faz um apelo para que quem pretende sair em busca das flores “abençoadas” pelo orvalho da Sexta-feira Santa, preserve a sua existência. Que você colha apenas o que vai usar mdurante o ano, sem exageros. “Se forem retirados em excesso e sempre os melhores cachos, a planta vai perdendo o vigor na natureza e corre risco de extinção”,
O Chá: A desidratação da planta deve ser feita à sombra, pois os raios de sol tendem a diminuir as propriedades medicinais da macela. Depois de secas, as flores podem ser armazenadas em vidros para serem utilizadas no preparo de chás.
Propriedades: É adstringente, antiasmática, antiespasmódica, anti-inflamatório, anti-séptica, bactericida, carminativa, digestiva, sedativa, sudorífera, tônica. Indicada para casos de azia, cálculo biliar,cólicas intestinais, diarreia, disfunções gástricas, gastrite, má digestão, Clareia os cabelos, estimula a circulação capilar, melhora pele e cabelos delicados, previne a queda de cabelo
Nomes Populares: alecrim de parede, camomila nacional, carrapichinho de agulha, chá de lagoa, losua do mato, macela, macela amarela, macelinha, marcela, marcela da terra, macela de travesseiro, marcela do campo, marcela galega, paina.
(Fonte: http://www.colheitadamacela.com.br/macela)
http://aromatictherapy.blogspot.com.br/2013/03/macela-pascoa.html
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-613009423-travesseiro-de-macela-beb-essenciallis--_JM#redirectedFromParent
http://www.alemdosono.com.br/tabela.htm
TRAVESSEIROS DE MACELA...você já dormiu com um??? É uma beleza!!! A Macela (Achyrocline satureioides) é uma erva da flora brasileira também conhecida por macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha e camomila nacional etc. É
Enviado por Tânia de Oliveira em 21/01/2015


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras