Minha Casa...Minha Alma...

Viagem com Tânia por um mar desconhecido...

Textos


 S A M B A C A I T Á , A ERVA MILAGROSA
 Outros Nomes: Mércurio do Campo e Canudinho
            Dona   Judite foi uma da pessoas que mais me ensinou sobre muitas coisa  nesta vida, mas principalmente sobre ervas medicinais.Ela com 92 anos possui uma saúde e uma energia de dar inveja a algumas debutantes.
            E uma das ervas milagrosas que até o Google fala pouco dela... é a erva medicinal SAMBACAITÁ.  Ela diz que ela é um antiflamatório e antisséptico milagroso. Gargarejar ele o Sambacaitá com sal é bom pra faringite e amigdalite. Beber ele em jejum, afina o sangue e baixa  a pressão. É também antissético bucal é antiinflamatório.
Hoje se surpreendo vendo no google os  cientistas russos estudando sobre os maiores benefícios sobre essa erva.


Nome científico: Hyptis pectinata 
Descrição:
Erva ou subarbusto, ereto, 1-2 m de altura, ramificado, piloso; caule e ramos quadrangulares, cinza-esverdeados. Folhas  opostas; lâmina 1,0-2,5 x 0,8-1,6 cm, oval ou oval-elíptica, ápice agudo, base obtusa ou obtuso-truncada, margem serreada ou crenada; pecíolo 0,5-1,0 cm. Inflorescências terminais, em panículas espiciformes densas, 60-100-flores; ráquis longa, 20-50 cm de comprimento. Flores curto-pediceladas, ca. 1,0 mm compr., protegidas por brácteas 2-4 mm, filiformes. Cálice  2-3 mm, tubuloso, inflado, glabrescente; 5-lacínios, subiguais, ca. 1 mm. Corola alva a rósea, bilabiada, lábio superior 4-laciniado, lábio inferior cimbiforme; tubo estreito > 1 mm, 1-2 mm comprimento; 4-estames,  anteras bitecas, transversais.  Fruto ca. 1,0 mm, esquizocárpico, separando-se em quatro núculas, estreitas, oblongo-ovóides, finamente rugulosas, mucilaginosas.

Usos:  
Medicinal:  Usado para todo tipo de inflamações de difícil cura principalmente da via respiratórias  e intestinais. As inflorescências, quando secas, são usadas em forma de cigarro contra cefaléias e dores de dentes. O infuso é usado contra amenorréias e dismenorréias. As partes aéreas são indicado contra hepatalgias na forma de decocto. Considerada com propriedades carminativa e anti-reumática. Ainda na medicina popular é usada para tratar rinofaringite, congestão nasal e doenças de pele, problemas gástricos e febre; infecções bacterianas e fúngicas. É utilizada na inflamação, na dor e cicatrização de feridas. Os efeitos antiedematogênico e antinociceptivo foram comprovados a partir de seu extrato aquoso. Também foi comprovado seu efeito hepatoprotetor após hepatectomia parcial.
Constituintes Químicos :
MONOTERPENÓIDES: canfeno, carvacrol, pa- racimeno, limoneno, linalol, mirceno, cisocimeno, α-pineno, β-pineno, sabineno, terpineno- 4-ol, α-terpineno, σ-terpineno, α-terpineol, terpinoleno, tujan-1-ol, tujan-2-ol, α-tujeno, isotu- jona, isotujeno, timol, éter-metílico de timol.
SESQUITERPENÓIDES: α-cis-bergamoteno, oxido- caryophileno, β-caryophilleno; α-copaeno; α- humuleno; β-selineno;dieno-selina.
LACTONAS: hiptolida, pectinolida A, pectinolida B, pectinolida C, pectinolida D, pectinolida E, pectinolida F e pectinolida G 39.
TRITERPENÓIDES: ácido ursólico.






 
Tânia de Oliveira
Enviado por Tânia de Oliveira em 18/10/2014
Alterado em 07/11/2014


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras