Minha Casa...Minha Alma...

Viagem com Tânia por um mar desconhecido...

Textos


CRÔNICA DE UMA PROFESSORA: A Lenda de Sadako


     Essa história conto em detalhes devido ao fato, dela me intrigar até hoje. Porque esses "pequenos milagres" acontecem...e o que os impulsionam a acontecer? Alguma coisa relacionada ao nosso cérebro que ainda não conseguimos explorar? Vamos aos detalhes.
     A Coordenadora Geral do Instituto Lagoa Viva me convidou para fazer uma aula teste no Município de Rio Largo. Caso desse certo eu ficaria no Grupo de Facilitadores que trabalham com o Programa Ambiental Lagoa Viva. parceria com  Braskem, que atua em trinta e três Municípios Alagoanos. Meu coração disparou. Sempre foi meu sonho trabalhar com eles.  
     A aula seria para uma média de quarenta Professores e/ou Coordenadores Pedagógicos que seriam agentes multiplicadores de outros educadores e alunos do município. A pauta teria que constar inicialmente, de uma acolhida com referência ao tema do mês para sensibilizar e motivar. O conteúdo programático utilizaria os Módulos dos PCN’s Meio Ambiente do MEC como referência e outros textos reflexivos dentro do conhecimento que se propunha ser construído. O tema da aula seria Energia.
          Entusiasmada com o convite fui trabalhar na Seretaria de Educação, pensando em como preparar e planejar uma bela aula. Sentada na sala de reunião dos educadores vi o Secretário de Educação entrar com uma revista na mão. Era a revista Construir Notícias que recebíamos mensalmente. Ao ver a revista na mão dele senti intuição de que nela encontraria subsídios para o que eu procurava. Pedi licença peguei rapidamente a revista e guardei para depois da reunião dar uma olhadinha.
     Era mês de agosto, lembrava o aniversário do lançamento da Bomba Atômica sobre Hiroshima e Nagasaki e para felicidade minha havia ali um texto que serviria para minha sensibilização: A Lenda de Sadako. O texto era lindo. Contava a história verídica de uma menina japonesa chamada Sadako Sasaky que fora vítima das consequências da Bomba Nuclear que deixou como consequência um câncer que a vitimou ainda criança. Certa vez quando a menina fazia atletismo, sentiu-se mal e foi hospitalizada. Ainda convalescente ela recebeu a visita de uma amiguinha que a ensinou que se  fizesse mil origamis do “tsuru”  ( o pássaro sagrado do Japão)e ela poderia fazer um pedido e alcançar a graça de ficar boa. Sadako dedicou-se a fazer os mil origamis.As pessoas quando iam lhe visitar levavam papéis coloridos que ela logo logo transformava em pássaros. Mas quando a menina Sadako estava em setecentos origamis ela jogou um origami da garça sobre a janela e disse já desfalecendo: "Voa, vai voa, E ensina pras pessoas grandes que não joguem bombas para matar crianças como eu, que sonham em ser campeã e têm que morrer ainda criança....” Então as pessoas do Hospital e da Escola, ficaram tão sensibilizadas que fizeram um abaixo assinado ao governo do Japão pedindo para prestar uma homenagem a ela e a todas as crianças que morreram vítimas da Bomba de Hiroshima. E assim até hoje está construída na Praça da Paz no Japão a imagem de Sadako Sassaki, com um origami da Garça da Paz na mão. As pessoas quando visitam esse local deixam origames do tsuru na estátua. Nesse site abaixo relata a história toda:
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=796
     Após ler o texto escolhi também para a dinâmica do trabalho, cantar a música do Vinicius de Morais – Rosa de Hiroshima enquanto fazíamos o origami da garça que ilustraria a história de Sadako. Seria perfeito para iniciar o tema Energia, que tinha “tudo a ver” com a energia atômica por exemplo.
     O problema era que eu não sabia fazer o Origami. Entrei no Google, procurei o diagrama de como fazer o origami da garça mas não consegui montar. Liguei para professores  que lidam com trabalhos infantis e não consegui ninguém que soubesse. Fiquei frustrada. Seria perfeito: tirei cópia dos textos com a história de Sadako , a música Rosa de Hiroshima e também das instruções de como se fazer um origami da garça. O evento seria no outro dia e não havia mais tempo.
     A noite foi pra minha aula no Ccbi - Ufal. Aula de Pós-graduação em Biodiversidade e Manejo de Unidades de Conservação. Estava ansiosa pois após a aula eu iria ainda estudar, revisar o estudo do tema Energia. Aproveitei e ainda perguntei a minha irmã Alba que fazia o curso comigo e que também era educadora. Ela lamentou, pois também não sabia fazer o origami da garça.
     Foi aí que aconteceu o inusitado. A primeira aula do dia, seria de Metodologia Científica da Professora Janira. Ela entrou na sala, fez a chamada, distribuiu uma folha de papel chamex para cada aluno e aluna e escreveu no quadro branco a palavra TSURU. Perplexa ouvi ela dizer em bom tom: - Hoje antes de iniciar o tema vamos relaxar fazendo uma dobradura do Tsuru – A garça, O Pássaro Sagrado do Japão.
         Não me contive, dei um pulo da cadeira e perguntei: Professora estou perplexa.Qual a população do nosso planeta terra? Ela respondeu: - acho que deve ser uma média de sete bilhões de pessoas, por quê? Respondi: - Professora, você pode não acreditar, mas hoje pedi ao universo para que alguém me ensinasse a fazer a dobradura dessa garça e o universo me atendeu através de sua pessoa professora ? Caso a senhora me trouxesse esse conhecimento amanhã a noite,  não me serveria pois vou dar aula com eles amanhã pela manhã. A professora me fitava com ar de quem não estivesse acreditando naquilo tudo.  Como para provar a veracidade do que eu estava falando, retirei da bolsa os quarenta e poucos textos da Lenda de Sadako e dos Diagramas do Origami e ouvi da Professora tão atônita quanto eu, minha irmã Alba e a sala inteira sua confissão: - Aprendi a fazer esse origami quando ainda adolescente na aula de Arte a trinta anos atrás, e nunca ensinei para ninguém nem para minha filha e no entanto hoje vinha no carro e senti vontade de ensinar a vocês.
Gente, o que foi aquilo? Telepatia? Como a Professora captou a minha necessidade que eu tinha de aprender sobre aquele diagrama?
O que aconteceu com meu cérebro e o dela ? Até hoje não tenho uma hipótese satisfatória para explicar aquele fato!
     Ela leu meu texto – A Lenda de Sadako para toda turma, ensinou a dobradura do origami do Tsuru onde aprendi emocionada a fazer e multipliquei esse conhecimento para a turma do Lagoa Viva da cidade de Rio Largo e que além de fazer sucesso com a boa execução de meu planejamento de aula ainda enriqueci o conteúdo com a história mágica do Origami de Sadako – o Tsuru! E a história da incrível  "coincidência " da aula de Metodologia da Professora Janira da Ufal.
     Minha aula foi um sucesso. Fui convidada para fazer parte do Grupo do Instituto Lagoa Viva, da qual faço parte e que amo até hoje! Acho que vale a pena salientar que antes dessa reportagem eu nunca havia ouvido falar sobre essa lenda ou essa menina japonesa chamada Sadako. 

Leia também:

http://www.taniadeoliveirataniamoreno.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=4929535
Tânia de Oliveira
Enviado por Tânia de Oliveira em 27/07/2014
Alterado em 02/03/2017


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras